Monica Drebes, filha de um grande produtor de grãos da região, que possui uma propriedade na linha Zandoná, na divisa com Lajeado do Bugre, também vem investindo na criação de suínos. Atualmente ela abriga cerca de 1.280 porcos por lote, e um funcionário auxilia no trabalho diário na pocilga.
Monica foi desafiada a melhorar a eficiência na alimentação dos suínos, recebendo uma premiação da JBS por isso. Antes, o índice de conversão alimentar — que mede quantos quilos de ração são necessários para engordar um quilo de porco — estava em 2,323. Com os esforços de melhorias, ela conseguiu reduzir esse índice para 2,175.
Graças a esse resultado, sua propriedade foi reconhecida como a que apresentou a melhor conversão alimentar na fase de terminação dos suínos em março. A entrega da premiação aconteceu no mês passado, durante a Expofred, no Parque de Exposições de Frederico Westphalen, no estande da JBS-Seara em Seberi-RS.
De acordo com Monica, esse prêmio é o resultado de muito esforço e dedicação. Ela agradeceu a todos que a apoiaram e acreditaram no seu trabalho. Para ela, esse reconhecimento é um incentivo para continuar avançando e conquistar novos objetivos. Ela também destacou que produzir alimentos para o mundo já é uma grande satisfação, e isso mostra como as mulheres têm se destacado e liderando esse setor, o que ela considera muito importante.
O prefeito Rafael Fumagalli parabenizou pela conquista e destacou o esforço e a coragem das famílias que estão investindo na área. “Atualmente há seis chiqueirões em funcionamento, além de mais três em construção. Também ressaltamos os incentivos que o poder público, junto com a câmara de vereadores, têm oferecido nos últimos anos para ajudar nesse crescimento”, enfatizou Rafael.