A Administração Municipal de São Pedro das Missões, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (29/03), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores, contando com a presença de usuários, trabalhadores da saúde e gestores.
A Conferência teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Nesta edição o tema foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia-amanhã vai ser outro dia”, divididos em quatro eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Após as falas protocolares, leitura e aprovação do regimento, iniciou a contextualização dos eixos proferida pela psicóloga, Leda Maria K. Piovesan e pela enfermeira, Luana Escobar. Em seguida os participantes foram divididos em dois grupos para debater e elencar as propostas e demandas. No final do encontro foram escolhidos os delegados que representaram o município na Conferência Estadual, ficando a Juçara Grolli (usuária), Gerson Ribeiro (trabalhador da saúde) e Max Ávila (gestor).
Segundo a coordenadora geral do evento, Luana Escobar, o encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.
Mais detalhes:
https://www.facebook.com/pedro.dasmissoes/videos/884207966013575