A rede municipal de ensino de São Pedro das Missões iniciou oficialmente o ano letivo de 2026 com um dia de formação realizado na primeira semana deste mês de fevereiro (06. O encontro reuniu professores, monitores, servidores e motoristas, evidenciando o compromisso coletivo com a qualidade da educação no município.
A programação teve início com a recepção do prefeito Rafael Fumagalli, do vice-prefeito Rudinei Brizola e do secretário municipal de Educação, Plínio Vezaro. Em suas manifestações, as autoridades ressaltaram o papel essencial de cada profissional no fortalecimento da rede e no desenvolvimento dos estudantes.
Na sequência, os participantes acompanharam uma prosa formativa conduzida por Claudiomiro Prestes, que promoveu reflexões sobre os desafios do novo ciclo escolar e a função transformadora dos educadores no cotidiano das escolas.
Durante o turno da tarde, a formação teve foco nas diretrizes práticas e pedagógicas para 2026. O coordenador pedagógico conduziu um diálogo sobre os alinhamentos estratégicos da Secretaria de Educação para o ano letivo. Encerrando a programação, a professora Cleni Pilz ministrou uma formação sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), momento em que a equipe iniciou o planejamento de um projeto transversal a ser desenvolvido ao longo do ano.
A atividade marcou o início das ações pedagógicas do calendário escolar, reforçando a organização e o planejamento como pilares para um ano letivo produtivo.
A rede municipal conta com três escolas: a Escola de Ensino Fundamental Nucleada Ulmerido Machado e José Bonifácio, a Escola de Educação Infantil e Fundamental Incompleto Construindo Sonhos, e a Escola de Ensino Fundamental / EJA Inspetor João Ferraz.
Acompanhe mais detalhes com o secretário de Educação, Plínio Vezaro.
















































