Recentemente, o prefeito Rafael Fumagalli formalizou a assinatura do Termo de Cooperação do Programa Desassorear RS, cujo objetivo é facilitar a limpeza e o desassoreamento dos arroios e sistemas de drenagem em regiões críticas da cidade.
O evento contou com a presença de deputados e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Mallmann. O prefeito Rafael esteve acompanhado do vice-prefeito Rudinei Brizola e do servidor Giovani Dallabrida.
O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade. Segundo o site do Governo do Estado.
O programa terá um investimento total de R$300 milhões, que poderão ser pleiteados pelos 418 municípios que tiveram decretado estado de calamidade ou emergência. Neste momento são mais de 40 municípios contemplados com a verba para desassoreamento de rios e riachos.