Início » EDUCAÇÃO » MUNICÍPIO REALIZOU CAPACITAÇÃO REFERENTE ÀS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

postado em: EDUCAÇÃO

Entre dos dias 30 de junho a 01 de julho, foi realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino uma capacitação referente às Boas Práticas de Manipulação de alimentos. A atividade foi destinada para as merendeiras.

A iniciativa foi coordenada pela estagiária do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões, Daiane Policena, sob a orientação da prof.ª Adriane Cervi Blümke, com supervisão da nutricionista da secretaria municipal da educação (SMEC), Bruna Carpenedo.

A iniciativa foi planejada e desenvolvida, visando à qualidade na oferta de um alimento seguro para as crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino do município. Mais detalhes leia o relatório detalhado das atividades.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Durante o período foi realizado uma dinâmica com tinta guache, para que pudessem observar a importância da lavagem correta de mãos na manipulação de alimentos. Além disso, com a ajuda de um computador e uma apresentação em Power Point a estagiária explanou assuntos como, a importância de ofertar um alimento seguro; qual a função do manipular e o cuidado que deve-se ter em relação ao alimento; quais são os perigos que podem vir interferir na oferta de um alimento não seguro; higiene do manipulador, como deve ser o uniforme adequado; uso de adornos e hábitos de higiene, focando principalmente na higienização correta das mãos. Ainda foi entregue para cada escola uma Instrução de Trabalho referente à lavagem correta de mãos.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo do conhecimento de prática contínua e permanente, autônoma, voluntária e transdisciplinar que propicia a aquisição e o empoderamento de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração sua relação com Direito Humano à Alimentação Adequada e com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Nesse sentido, as atividades lúdicas servem como ferramentas educacionais, na qual, permite uma maior interação e participação dos indivíduos na aprendizagem, colocando a imaginação e criatividade de cada criança em ação. As oficinas culinárias, por exemplo, se configuram como atividades lúdicas visto que, são estimuladoras da curiosidade, dos sentidos, da degustação e da manipulação dos alimentos.

As creches e escolas são locais destinados aos Pré-Escolares e são um bom cenário para implementar ações de educação nutricional. Dessa forma, no dia 07/07/22, pelo turno da tarde a nutricionista Bruna Carpenedo e a estagiária Daiane Policena realizaram com os alunos do Primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Infantil Construindo Sonhos (EMEI), um bolinho a base de fruta e alimentos integrais, na qual cada aluno teve a oportunidade de fazer sua própria preparação.

Essa atividade teve por objetivo, possibilitar o aluno vivenciar o preparo das refeições, aumentando o nível de interesse e autonomia pelo cozinhar e pelos alimentos menos processados, sendo também, estimulados a comer de forma mais saudável. Sendo mostrado que é possível realizar receitas à base frutas e alimentos integrais, até fazendo com que, algumas crianças tivessem um contato maior com alimentos que não conheciam ou que ainda não fazem parte do seu cotidiano.

A segunda atividade de Educação Nutricional proposta para os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Infantil Construindo sonhos ocorreu no dia 13/07/22 sob Responsabilidade da Nutricionista da secretaria de educação de São Pedro das Missões, e a estagiária do curso de Nutrição Daiane Policena.

Nesse dia foi realizado atividades, em relação à pirâmide alimentar e seus grupos de alimentos, na qual, os escolares montaram seus pratinhos, fazendo recortes dos alimentos referentes aos grupos que mais consomem nos lanches e almoço. Essa atividade teve como objetivo desenvolver uma ação de promoção da alimentação saudável e avaliar o conhecimento dessas crianças em relação à alimentação saudável e seus hábitos alimentares, contribuindo para melhores escolhas alimentares.