Início » Sem categoria » Legislativo concede diploma de Mulher Cidadã

Legislativo concede diploma de Mulher Cidadã

postado em: Sem categoria

Na segunda-feira (14/03) o Legislativo de São Pedro das Missões realizou uma sessão solene para a entrega de Diploma de Mulher Cidadã São-pedrense.  Os títulos foram concedidos para as senhoras Maria do Rosário Machado dos Santos e Ivone Terezinha Zandoná Pasini.

A presidente da Câmara de Vereadores, Maria Elizete Piuco, destaca a iniciativa conforme Lei Municipal nº 114/2002: A concessão da honraria se deve a distinção das homenageadas como mulheres na comunidade e pelos relevantes serviços prestados a coletividade e ao bem comum, saúde e atividade comunitária da mulher.

IVONE TEREZINHA ZANDONÁ PASSINI, nasceu em 29 de abril de 1949, contando atualmente com 72 anos. Seu nascimento foi na localidade de Boi Preto, município de Chapada-RS, sendo que, aos 2 anos de idade veio a residir em São Pedro das Missões, quando ainda era distrito de Palmeira das Missões.

Dentre inúmeras atividades desenvolvidas pela homenageada Ivone, destaca-se: Trabalhou na Escola Estadual Padre José de Anchieta por 28 anos onde desempenhou diversas funções, como merendeira, faxineira, professora e batia a sineta. Aos 13 anos já era faxineira da igreja. A partir dos 16 anos até os 50 anos exerceu as atividades de costureira. Na sua atividade comunitária e na igreja católica, sempre acompanhou os jovens onde teve um filho que criou sozinha e com 16 anos foi vítima de uma tragédia vindo a falecer. Aos 50 anos de idade casou-se com José Pasini que, vive até os dias de hoje.

Sempre atuante na comunidade e  representação da mulher, concorreu a vereadora na primeira eleição, sendo que, sua casa serviu de abrigo e acolhimento para inúmeras pessoas que trabalhavam e trabalham no município, com hospedagem e refeições. Muito devota de Nossa Senhora Aparecida onde iniciou as novenas há 15 anos atrás.

Desta forma, pela sua participação e inúmeras atividades desenvolvidas, ajudando na comunidade em festas e na parte religiosa, promoções para arrecadar fundos para a emancipação, sendo uma das fundadoras do Clube de Mães nada mais justa a concessão desta homenagem para alguém que tanto trabalhou em prol de seus irmãos e de sua comunidade.

A outra homenageada foi a senhora MARIA DO ROSÁRIO MACHADO DOS SANTOS (DONA MARIQUINHA). Nasceu em 15 de abril de 1919, portanto, no século passado. Conta atualmente com 101 anos de idade, sendo uma das pessoas mais idosas do município.

Sempre residiu em São Pedro das Missões, RS, sendo que foi casada com o seu Hildebrando da Silva Santos “in memória”.  Do seu casamento advieram 7 (sete) filhos, sendo: MARIA, FLORACI, POMPILIO, NOÉ LOIDE, CLEUSA, PEDRINHO E CLEONICE. Possui ainda 27 netos, 51 bisnetos e 8 tataranetos.

Nas suas atividades é exemplo de mulher forte, lutadora e dedicada a família e a sua comunidade, sempre atenta as suas obrigações realiza suas tarefas com carinho, caridade e atenção a todos. Acumulava as atividades de trabalho na lavoura e nas lidas domésticas, cuidando da família de forma exemplar, sendo uma mulher determinada e justa, merecedora desta singela homenagem.

As indicações dos nomes das homenageadas vieram de duas importantes entidades a saber: Indicação da Sra. IVONE TEREZINHA ZANDONÁ PASINI realizada pela Comunidade Católica de São Pedro e Sra. MARIA DO ROSÁRIO MACHADO DOS SANTOS pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Esquina Bonita.

Após lido o histórico de vida, a presidente do Legislativo, abriu os pronunciamentos e homenagens. A vereadora Patrícia Tonello falou em nome dos demais vereadores. O prefeito Antonio R. Ferreira se expressou e destacando os exemplos de mulheres. A presidente Elizete na sua fala, enfatizou que o título prestado pela Câmara Municipal, são justas e distinguem as homenageadas, servindo de inspiração para as demais mulheres da nossa comunidade.

Também fez seu pronunciamento a homenageada Sra. Ivone, pároco da Igreja Matriz Santo Antônio, padre Nildo Moura, filho da homenageada da Sra. Maria, Noé Machado e o pastor da Igreja Assembleia de Deus – Esquina Bonita, Carlos do Amaral.

Acompanhe na integra a sessão solene:

+ Fotos: