No mês de junho, o prefeito de São Pedro das Missões, Rafael Fumagalli, esteve presente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação com o Governo do Estado. O acordo visa a realização de obras de desassoreamento em locais estratégicos do município.
A iniciativa faz parte do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). A administração anterior enviou o projeto em 2024.
Nesta quarta-feira, dia 23, a equipe responsável pelas obras começou os trabalhos de desassoreamento na cidade. O córrego Guavirova, que passa pela cidade e tem cerca de 1.200 metros de extensão, está sendo alargado em uma média de cinco metros para melhorar o fluxo da água.
Após a conclusão, a equipe vai trabalhar na Lagoa do Espinilho. Os serviços contemplam a remoção de sedimentos em um trecho com largura média de 60 metros, extensão de 40 metros e DTM (Distância Total de Monitoramento) de 6,6 quilômetros.
O prefeito Rafael esteve presente, acompanhado do engenheiro civil Douglas Borba, responsável pelo Meio Ambiente, Gustavo Ribeiro e Giovani Dallabrida, coordenador da defesa civil.
Eles acompanharam de perto o início das atividades.