Na última quinta-feira (12/6), o prefeito de São Pedro das Missões, Rafael Fumagalli, esteve presente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação com o Governo do Estado. O acordo visa a realização de obras de desassoreamento em locais estratégicos do município. A iniciativa faz parte do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). A gestão municipal anterior enviou o projeto em 2024.
Estiveram presentes na cerimônia representantes de 24 municípios beneficiados nesta fase do programa, bem como autoridades estaduais, incluindo o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o deputado estadual Dirceu Franciscon, o titular-adjunto da Sedur, Fernando Classmann, o chefe de gabinete Pietro Dalla, o superintendente da FAMURS, Antonio Reginaldo Ferreira, além de representantes de parlamentares gaúchos.
O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, uma ação do governo estadual focada na reconstrução e na preparação do Rio Grande do Sul para enfrentar futuros episódios de clima severo.
Com a formalização do acordo, São Pedro das Missões será agraciado com dois relevantes projetos de desassoreamento:
Lagoa do Espinilho (Ordem 1): Os serviços contemplam a remoção de sedimentos em um trecho com largura média de 60 metros, extensão de 40 metros e DTM (Distância Total de Monitoramento) de 6,6 quilômetros. A obra segue os projetos funcionais apresentados pela prefeitura.
Rio Guavirova (Ordem 2): Neste local, o trabalho abrangerá uma extensão de 1.200 metros, com largura média de 5 metros e DTM de 1,5 quilômetro.