A moção foi entregue no dia 14 de maio, durante uma audiência com o secretário de Logística e Transportes do DAER, Juvir Costella.
Estavam presentes na ocasião o prefeito Rafael Fumagalli, o vice-prefeito Rudinei Brizola, o presidente da Câmara, Alcione Vezaro, o autor da moção, vereador Dircer Martins, o vereador Marcio Soares e o diretor da Secretaria de Saúde, Everson Brizolla.
O deputado estadual Gerson Burmann também participou da discussão sobre a pauta.
VÍDEO 1: https://youtu.be/n5TUz2IMgS0
VÍDEO 2: https://youtu.be/G5QuD6pbja4?si=IRb0U4Z5f8ExWDE3
VÍDEO 3: https://youtube.com/live/urZv1dh9LYg
Durante o encontro, o secretário Costella anunciou que a obra de pavimentação será incluída no cronograma estadual e tem previsão de licitação até o final de 2025. A promessa vem como resposta a uma demanda histórica da população, que há quase 30 anos aguarda a ligação asfáltica da cidade com a BR-386. “São Pedro das Missões está incluído nos processos que serão licitados em 2025, e este governo não tem obras que começam e não terminam. Podemos garantir que a obra será realizada”, afirmou o secretário, com tom firme.
Costella também relembrou os avanços já conquistados pelo governo de Eduardo Leite, que no início da gestão enfrentava o desafio de 62 municípios gaúchos sem acesso asfáltico. Desses, 24 já foram contemplados e outros 19 estão com obras em andamento
Apesar das palavras encorajadoras, parte da população permanece cautelosa. O ceticismo é compreensível: ao longo dos anos, diversas promessas semelhantes foram feitas — e esquecidas. O vereador Dirceu Martins expressou essa frustração, mas também admitiu que o discurso de Costella reacendeu a esperança.
O prefeito de São Pedro das Missões compartilha do otimismo. “A esperança foi renovada. Estamos confiantes de que, no final do governo Eduardo Leite, teremos o acesso asfáltico que nossa população tanto merece”, declarou.